Hospital Sub-Regional, Lousada
O Hospital Sub-Regional de Lousada foi construído entre 1962 e 1967, por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, com apoio financeiro do Ministério das Obras Públicas e o apoio continuado da população de Lousada.
A necessidade de novas e mais amplas instalações para o Hospital de Lousada - gerido pela Santa Casa da Misericórdia desde 1920 - fazia-se sentir desde, pelo menos, o início da década de 1950. Esta necessidade traduziu-se, entre 1951 e 1954, na articulação entre a Misericórdia e a Comissão de Construções Hospitalares do Ministério das Obras Públicas para a ampliação do edifício existente, com o apoio do Comissário do Desemprego, Carlos Augusto d’Arrochela Lobo, natural de Lousada.
Em meados de 1954, após sugestão do Governador Civil do Porto, Domingos Braga da Cruz, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia deliberou promover junto das entidades competentes a construção de um edifício de raiz, que se considerava não ser uma opção mais dispendiosa que a ampliação então em consideração. Em outubro desse ano, uma notícia no Jornal de Lousada enaltecia a nova ideia, perguntando se "haverá algum Lousadense que admita que fiquemos inferiorizados, nós que até agora tínhamos o melhor Hospital dos concelhos vizinhos?", e anunciando o lançamento de uma campanha para a sua construção. Poucos meses mais tarde, em janeiro de 1955, realizou-se o primeiro de vários cortejos de oferendas.
Entre essa data e o início de 1962, o lançamento da construção de um novo edifício para o Hospital de Lousada provou-se complexo. Os apelos feitos pela Misericórdia à Direção das Obras Hospitalares receberam respostas desfavoráveis e, ao longo dos anos, a própria ideia de promover um edifício de raiz foi-se mostrando não ser unânime mesmo dentro da Santa Casa da Misericórdia de Lousada.
Foi após a tomada de posse de uma nova Mesa Administrativa, em fevereiro de 1962, tendo como provedor Carlos Augusto d’Arrochela Lobo, que o anteprojeto de construção de um novo Hospital Sub-Regional foi finalmente aprovado pelo Ministro das Obras Públicas. Os trabalhos, adjudicados à firma Ramos & Estabainha por 2.268.761$00, arrancaram em junho de 1963.
Até à data da conclusão do edifício, em 1968, a Santa Casa da Misericórdia recebeu uma comparticipação várias vezes reforçada pelo Ministério das Obras Públicas. A esta quantia, acrescentou o produto da venda de terrenos à Câmara Municipal de Lousada para a construção de Casas para Magistrados (LINK), e as verbas angariadas em dois cortejos realizados em maio de 1964 e setembro de 1967. Sem inauguração oficial, o Hospital Sub-Regional abriu as suas portas à população em 26 de dezembro de 1968.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análise
O Hospital Sub-Regional de Lousada foi construído no cimo de um morro situado nas proximidades do centro cívico da vila, onde se encontram os edifícios do Tribunal (então em construção), da Câmara Municipal, da Adega Cooperativa, da Cooperativa Agrícola (construído posteriormente) e do Quartel dos Bombeiros. Localiza-se, simultaneamente, no limite do aglomerado urbano, sendo o seu acesso dificultado pela diferença de cota que apresenta relativamente ao resto da Vila, e feito apenas por uma única via: a Avenida Major Arrochela Lobo.
O edifício do Hospital de Lousada foi alvo de trabalhos de reabilitação e ampliação que transformaram profundamente a sua aparência exterior, cuja data se desconhece. Originalmente, o edifício era composto por dois braços, dispostos em forma de L, e apresentava uma fachada de características marcadamente modernistas, sendo o seu ritmo pontuado pela articulação entre varandas e janelas de diferentes dimensões. Teria, na altura da sua construção, uma lotação de 56 camas.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. Destaca-se a importante investigação realizada por Pedro Magalhães, com base em documentação oriunda do arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, publicada no livro Santa Casa da Misericórdia de Lousada: 120 Anos de História.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Hospital Sub-Regional, Lousada. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31023/hospital-sub-regional-lousada