Centro de Saúde, MurtosaHospital Sub-Regional, Murtosa
Embora o antigo edifício do Hospital Sub-Regional da Murtosa tenha entrado em funcionamento em 1970, o processo da sua construção iniciou-se quase uma década antes. Em 1962 já tinha sido escolhido um terreno pela Comissão das Construções Hospitalares, num local próximo das instalações então existentes do hospital, asilo e infantário da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. Este edifício antigo descrevia-se, num parecer sobre o Anteplano de Urbanização da Murtosa, como muito deficiente. No mesmo documento, referia-se que a assistência social no concelho era exercida - para além da Misericórdia - pelas Conferência de S. Vicente de Paulo, Comissão Municipal de Assistência, Subdelegação de Saúde, Parteira Municipal, Casa dos Pescadores e pelo Património dos Pobres.
No início de 1964, as empreitada de construção do Hospital foi adjudicada a Manuel Soares da Costa, após uma comparticipação do Ministério das Obras Públicas, pelo Fundo de Desemprego, ter sido atribuída à Santa Casa da Misericórdia para construção e apetrechamento do edifício.
Dois anos mais tarde, em maio de 1966, foi adjudicada a empreitada de construção da lavandaria e casa mortuária, tendo então sido reforçada a comparticipação. Entre 1967 e 1970 os reforços à comparticipação inicial sucederam-se, atingindo um total de 1.713.513$00 de apoio do Estado à construção do Hospital.
O Hospital foi concluído em 1969 e ocupado pela Santa Casa da Misericórdia em abril de 1970, tendo sido oficialmente inaugurado em setembro do mesmo ano.
Em novembro de 1969, foram ainda adjudicados trabalhos de construção de um pavilhão BCG, consulta antituberculosa, subdelegação de saúde e centro de colheita de sangue, ao mesmo empreiteiro. O conjunto de empreitadas que constituíram a construção do Hospital corresponderam a um total de 3.283.925$00.
Notas
O edifício principal do antigo Hospital Sub-Regional de Abrantes organiza-se em dois pisos, em forma de H, sendo um dos corpos principais mais longo e espesso que o outro. No mesmo complexo, encontram-se outros dois edifícios. Um dos quais, que se implanta junto à Rua Dr. Raul Vaz, a sul do edifício principal, tem um só piso e é caracterizado por um aspeto exterior semelhante a este: a marcação de ritmo na fachada com recurso a pilares e vigas aparentes, pintados de branco e tons rosa e verde pastel; a utilização de vãos amplos e a cobertura em telhado de duas águas. O segundo edifício, mais pequeno e de aspeto mais recente, situa-se no extremo nordeste do terreno, junto a um arruamento de acesso interno.
Em fevereiro de 2024, aquando de uma visita de trabalho de campo à Murtosa, os 3 edifícios aparentavam estar devoluto, embora o espaço ajardinado no interior do terreno se encontrasse bem tratado e a receber alguns trabalhos de alteração.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em outubro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Centro de Saúde, Murtosa. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31052/centro-de-saude-murtosa