Sanitários na Praia do Mar, Torreira, Murtosa
Os sanitários na Praia da Torreira foram construídos em torno de 1978, por iniciativa da Câmara Municipal da Murtosa.
Já em 1972, a Câmara Municipal havia solicitado apoio financeiro ao Ministério das Obras Públicas para a construção deste equipamentos, enquadrado no objetivo camarário de realizar “alguns melhoramentos tidos como primários para o progresso e desenvolvimento de toda a zona que se integra dentro da área do concelho da Murtosa”. O projeto de arquitetura foi elaborado na Junta Distrital de Aveiro e aprovado em fevereiro de 1973.
No entanto, a obra não avançou antes de julho de 1978, devido, por um lado, à duração do processo de apreciação da localização dos sanitários pela Junta Autónoma do porto de Aveiro e, por outro, a dificuldades financeiras da própria Câmara Municipal. Tendo recebido uma comparticipação de 399.500$00 do Ministério do Equipamento Social, a Câmara considerou a obra de reparação do Mercado Municipal mais urgente, tendo para ela solicitado a transferência de verba.
Em setembro de 1978, os trabalhos de construção já se encontravam em curso. Desconhecem-se as datas exatas de início e conclusão da obra.
Análise
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Sanitários na Praia do Mar, Torreira, Murtosa. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31059/sanitarios-na-praia-do-mar-torreira-murtosa