Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Sanitários na Praia do Mar, Torreira, Murtosa

Os sanitários na Praia da Torreira foram construídos em torno de 1978, por iniciativa da Câmara Municipal da Murtosa.

Já em 1972, a Câmara Municipal havia solicitado apoio financeiro ao Ministério das Obras Públicas para a construção deste equipamentos, enquadrado no objetivo camarário de realizar “alguns melhoramentos tidos como primários para o progresso e desenvolvimento de toda a zona que se integra dentro da área do concelho da Murtosa”. O projeto de arquitetura foi elaborado na Junta Distrital de Aveiro e aprovado em fevereiro de 1973.

No entanto, a obra não avançou antes de julho de 1978, devido, por um lado, à duração do processo de apreciação da localização dos sanitários pela Junta Autónoma do porto de Aveiro e, por outro, a dificuldades financeiras da própria Câmara Municipal. Tendo recebido uma comparticipação de 399.500$00 do Ministério do Equipamento Social, a Câmara considerou a obra de reparação do Mercado Municipal mais urgente, tendo para ela solicitado a transferência de verba.

Em setembro de 1978, os trabalhos de construção já se encontravam em curso. Desconhecem-se as datas exatas de início e conclusão da obra.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1979

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Avenida António Augusto Valente Almeida; Rua Arrais Porrão, Torreira, Murtosa
Former Distrito (PT)
AveiroFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Sanitários na Praia do Mar, Torreira, Murtosa. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31059/sanitarios-na-praia-do-mar-torreira-murtosa

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).