Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Quartel dos Bombeiros Voluntários da Murtosa

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Murtosa foi fundada em 1978. Sem Quartel próprio, funcionou, durante mais de uma década, em instalações descritas como provisórias e precárias, cedidas pela Câmara Municipal da Murtosa.

O primeiro anteprojeto para um quartel para os Bombeiros Voluntários data de 1981 e foi elaborado no Gabinete de Obras da Câmara Municipal da Murtosa, pelo engenheiro técnico civil António Tavares Lamego. Também o terreno foi cedido pela Câmara, conforme decidido pela Assembleia Municipal em abril de 1982. Entre abril e julho do mesmo ano, as entidades competentes da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano emitiram apreciações ao anteprojeto, nas quais se faziam reparos à organização interior do edifício projetado e se indicava a necessidade de ser apresentado um novo anteprojeto, elaborado de acordo com essas observações.

O segundo anteprojeto foi aprovado em janeiro de 1983 e o projeto final apresentado em outubro do mesmo ano, após a realização de algumas revisões à torre de instrução (casa escola), aos materiais e à estrutura.

Passado quase um ano, em julho de 1984, tanto a Câmara Municipal da Murtosa como o Serviço Nacional de Bombeiros fizeram apelos a que o processo de comparticipação da obra fosse breve. A Câmara descrevia, em comunicação ao Ministério do Equipamento Social, que as instalações dos bombeiros eram “tão precárias que tivemos que iniciar as obras do quartel sem qualquer apoio Governativo”, e acrescentava que, por se tratar de “uma terra de emigrantes, é com o dinheiro destes nossos conterrâneos que estamos a satisfazer os primeiros pagamentos”.

Em janeiro de 1985, a estrutura do edifício já tinha sido erguida, sem apoio financeiro.

Em julho de 1986, a Câmara Municipal da Murtosa voltou a apelar à agilização do processo, desta vez em comunicação ao Governo Civil do Distrito de Aveiro, a quem informava que “os emigrantes, que têm constituído generosamente para os bombeiros, exercem contínua pressão desejando ser esclarecidos sobre o assunto”. Em resposta, a Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano informou que a obra figurava “no PIDDAC 86 por constituir compromisso do Governo anterior” e que, tendo sido entregues recentemente “vários elementos faltosos, [estava] o projeto de execução em apreciação”.

Apenas em abril de 1987, foi a obra comparticipada com 28.499.000$00 (correspondente a 89% do orçamento total), através da sua inscrição no PIDDAC 87.

O novo Quartel foi inaugurado a 30 de julho de 1989.

Conforme registado no livro Associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa: 30 anos de história, o discurso do presidente da Câmara Municipal da Murtosa aquando da inauguração afirmou que o Quartel era "de todos e para o qual todos contribuíram: Estado, Câmara e Populações". Com o contributo de todos, não seriam "só paredes que formam a nossa Associação de Bombeiros, mas todo o povo do concelho, os homens e os meios de que dispõem”.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1989
Programa
PIDDAC/87Programa

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Avenida do Emigrante, 3870-153 Murtosa
Distrito Histórico (PT)
AveiroDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

Esta obra encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários da Murtosa. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31175/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-da-murtosa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).