Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Junta de Freguesia de Torre, Viana do Castelo

A construção do edifício original da Junta de Freguesia de Torre inseriu-se no âmbito do Plano Comemorativo de 1966, juntamente com outros edifícios com o mesmo fim em várias freguesias periféricas do concelho de Viana do Castelo. Tendo como objetivo a inauguração de obras públicas em todas as freguesias do país, este Plano foi lançado em inícios de 1965. Num ofício do Ministro das Obras Públicas, de fevereiro desse ano, este referia o “o propósito de fazer figurar no Plano não só os grandes empreendimentos executados pelo Ministério das Obras Públicas (…) como também os melhoramentos públicos levados a efeito pelas Câmara Municipais e outras entidades, oficiais ou particulares”, considerando-se desejável que “todos os distritos e todos os concelhos tivessem representação significativa no plano a elaborar, através de realizações de nítido interesse para o seu progresso, com menção especial para as áreas rurais”.

As obras de construção foram iniciadas em maio de 1966 e concluídas em setembro do mesmo ano.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1966
Comunidade

Localização

Morada
Avenida da Igreja, Torre e Vila Mou, Viana do Castelo
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
DesconhecidoEstado da Obra

Cronologia de Atividades

Atividades

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Torre, Viana do Castelo. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31454/edificio-da-junta-de-freguesia-de-torre-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).