Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Junta de Freguesia de Torre, Viana do Castelo

A construção do edifício original da Junta de Freguesia de Torre inseriu-se no âmbito do Plano Comemorativo de 1966, juntamente com outros edifícios com o mesmo fim em várias freguesias periféricas do concelho de Viana do Castelo. Tendo como objetivo a inauguração de obras públicas em todas as freguesias do país, este Plano foi lançado em inícios de 1965. Num ofício do Ministro das Obras Públicas, de fevereiro desse ano, este referia o “o propósito de fazer figurar no Plano não só os grandes empreendimentos executados pelo Ministério das Obras Públicas (…) como também os melhoramentos públicos levados a efeito pelas Câmara Municipais e outras entidades, oficiais ou particulares”, considerando-se desejável que “todos os distritos e todos os concelhos tivessem representação significativa no plano a elaborar, através de realizações de nítido interesse para o seu progresso, com menção especial para as áreas rurais”.

As obras de construção foram iniciadas em maio de 1966 e concluídas em setembro do mesmo ano.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1966
Programme

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Avenida da Igreja, Torre e Vila Mou, Viana do Castelo
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work
DesconhecidoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Junta de Freguesia de Torre, Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31454/edificio-da-junta-de-freguesia-de-torre-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).