Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Delegação Regional do Ribatejo da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), AbrantesZona Agrária, Abrantes

O edifício dos Serviços Regionais do Ministério da Agricultura foi concebido pelos serviços da Direção Regional do Ribatejo e Oeste, em 1981, como um pavilhão de construção semi pré-fabricada, por se considerar urgente a entrada em funcionamento do serviço. Foi construído em terreno cedido pela Câmara Municipal de Abrantes e encontrava-se em fase de acabamentos em janeiro de 1985.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1985
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício dos Serviços Regionais do Ministério da Agricultura situa-se a nascente do núcleo antigo de Abrantes, numa área que se encontrava em rápido crescimento na altura da sua construção, surgindo em simultâneo com o desenvolvimento do conjunto habitacional da Construtora Abrantina e a construção do edifício do antigo Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
R. Dom António Prior do Crato, Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Delegação Regional do Ribatejo da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), Abrantes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31528/edificio-da-delegacao-regional-do-ribatejo-da-direcao-regional-de-agricultura-e-pescas-de-lisboa-e-vale-do-tejo-draplvt-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).