Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Estádio Municipal, Murtosa

O Estádio Municipal da Murtosa foi construído entre 1980 e 1989, em diferentes fases, por iniciativa da Câmara Municipal da Murtosa. O seu primeiro projeto data de 1979, mas, no entanto, já em 1962, num parecer sobre o Anteplano de Urbanização da Murtosa, se referia a necessidade de construir um campo de jogos na Saldida, “a sul do cruzamento da artéria V2 com a variante à EN 109-5” - ou seja, no local onde se veio a implantar. No início da década de 1960, sentia-se a inexistência de recintos para a prática de desporto na vila, existindo então um único agrupamento com caráter desportivo: o Sport Marítimo Murtoense.

O projeto de 1971, para um Campo de Futebol na Saldida, previa a criação do campo com construção de bancadas e balneários. Esta deveria ser apenas uma primeira fase da obra, pelo que autor do projeto, o engenheiro civil Ernesto Manuel de Oliveira Domingos, referia que a sua implantação deveria “permitir, futuramente, a instalação de uma pista de atletismo, estacionamento automóvel e algumas zonas arborizadas”.

Esta fase da obra foi construída entre 1980 e 1984 por duas empresas adjudicatárias diferentes, José Dias Cabral e Conceição & Costa, Lda.. Ainda em 1984, durante o mês de fevereiro, foi instalada uma estrutura metálica com cobertura auto-portante para a bancada do campo, para a qual a Câmara Municipal da Murtosa recebeu apoio financeiro do Estado. Esta obra foi adjudicada à empresa Metelda - Metalúrgica Técnica, Lda.. Anos mais tarde, em 1989, foi elaborado o projeto para a entrada principal do então já denominado Estádio Municipal da Murtosa. Desconhecem-se as datas de execução desta obra.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O Estádio Municipal da Murtosa situa-se numa das principais vias de atravessamento norte-sul da vila - a Avenida do Emigrante -, ao longo da qual se foram instalando vários dos equipamentos públicos da Murtosa: o Quartel dos Bombeiros Voluntários; a Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca; as Piscinas Municipais e, na sua proximidade, o novo Centro de Saúde.

O originalmente Campo de Futebol da Saldida foi instalado num terreno amplo, que permitira a ampliação da sua bancada e a adequação do campo para outras modalidades desportivas. No entanto, o Estádio existente, em 2024, mantém as características do projeto original: um campo de futebol orientado noroeste-sudeste, com um pequeno volume implantado na sua lateral, com bancadas e balneário. Este volume marca a entrada no espaço do campo de futebol, que se faz pelas suas laterais. Posteriormente, foi construído um muro que delimita o campo. A entrada no terreno faz-se através de um pórtico ritmado por pilares de betão. Este elemento, situado num alargamento da Avenida que permite a agregação dos adeptos em dias de movimento, destaca-se pelo ritmo dos seus elementos, mas também pelo forte contraste da pintura de toda a construção, em branco pontuado por cores intensas.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
c. 1985
Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Av. do Emigrante, 3870 Monte
Distrito Histórico (PT)
AveiroDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Saber e Fruição ˃ Desporto ˃ EstádioTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em outubro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Estádio Municipal, Murtosa. Acedido em 12/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31562/estadio-municipal-murtosa

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).