Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Estádio Municipal, Murtosa

O Estádio Municipal da Murtosa foi construído entre 1980 e 1989, em diferentes fases, por iniciativa da Câmara Municipal da Murtosa. O seu primeiro projeto data de 1979, mas, no entanto, já em 1962, num parecer sobre o Anteplano de Urbanização da Murtosa, se referia a necessidade de construir um campo de jogos na Saldida, “a sul do cruzamento da artéria V2 com a variante à EN 109-5” - ou seja, no local onde se veio a implantar. No início da década de 1960, sentia-se a inexistência de recintos para a prática de desporto na vila, existindo então um único agrupamento com caráter desportivo: o Sport Marítimo Murtoense.

O projeto de 1971, para um Campo de Futebol na Saldida, previa a criação do campo com construção de bancadas e balneários. Esta deveria ser apenas uma primeira fase da obra, pelo que autor do projeto, o engenheiro civil Ernesto Manuel de Oliveira Domingos, referia que a sua implantação deveria “permitir, futuramente, a instalação de uma pista de atletismo, estacionamento automóvel e algumas zonas arborizadas”.

Esta fase da obra foi construída entre 1980 e 1984 por duas empresas adjudicatárias diferentes, José Dias Cabral e Conceição & Costa, Lda.. Ainda em 1984, durante o mês de fevereiro, foi instalada uma estrutura metálica com cobertura auto-portante para a bancada do campo, para a qual a Câmara Municipal da Murtosa recebeu apoio financeiro do Estado. Esta obra foi adjudicada à empresa Metelda - Metalúrgica Técnica, Lda.. Anos mais tarde, em 1989, foi elaborado o projeto para a entrada principal do então já denominado Estádio Municipal da Murtosa. Desconhecem-se as datas de execução desta obra.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Notas

Fecha de Conclusión
c. 1985
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O Estádio Municipal da Murtosa situa-se numa das principais vias de atravessamento norte-sul da vila - a Avenida do Emigrante -, ao longo da qual se foram instalando vários dos equipamentos públicos da Murtosa: o Quartel dos Bombeiros Voluntários; a Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca; as Piscinas Municipais e, na sua proximidade, o novo Centro de Saúde.

O originalmente Campo de Futebol da Saldida foi instalado num terreno amplo, que permitira a ampliação da sua bancada e a adequação do campo para outras modalidades desportivas. No entanto, o Estádio existente, em 2024, mantém as características do projeto original: um campo de futebol orientado noroeste-sudeste, com um pequeno volume implantado na sua lateral, com bancadas e balneário. Este volume marca a entrada no espaço do campo de futebol, que se faz pelas suas laterais. Posteriormente, foi construído um muro que delimita o campo. A entrada no terreno faz-se através de um pórtico ritmado por pilares de betão. Este elemento, situado num alargamento da Avenida que permite a agregação dos adeptos em dias de movimento, destaca-se pelo ritmo dos seus elementos, mas também pelo forte contraste da pintura de toda a construção, em branco pontuado por cores intensas.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Av. do Emigrante, 3870 Monte
Distrito Histórico (PT)
AveiroDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Saber y Fruición ˃ Deporte ˃ EstadioTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em outubro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Estádio Municipal, Murtosa. Accedido en 24/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/31562/estadio-municipal-murtosa

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).