Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Quartel da Polícia de Segurança Pública (PSP), Viana do Castelo

O edifício principal do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo foi concluído entre 1962 e 1965, existindo informação contraditória na documentação relativamente ao ano de conclusão da obra. Em 1966, o edifício foi ampliado com a construção de garagens, anexos e cantina. Em 1981, o Comando da PSP sentia a necessidade de nova ampliação mas, por falta de disponibilidade orçamental, o projeto não avançou até 1984, altura em que a Divisão de Estudos e Projetos da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais elaborou um projeto para o prolongamento do primeiro piso do edifício principal para nascente e poente, para a instalação de duas camaratas e sanitários, assim como uma sala de convívio, quarto do comandante e dois quartos. Desconhece-se a data de conclusão desta ampliação.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1962

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua de Aveiro, Viana do Castelo
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Quartel da Polícia de Segurança Pública (PSP), Viana do Castelo. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/35266/quartel-da-policia-de-seguranca-publica-psp-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).