Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Quartel da Polícia de Segurança Pública (PSP), Viana do Castelo

O edifício principal do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo foi concluído entre 1962 e 1965, existindo informação contraditória na documentação relativamente ao ano de conclusão da obra. Em 1966, o edifício foi ampliado com a construção de garagens, anexos e cantina. Em 1981, o Comando da PSP sentia a necessidade de nova ampliação mas, por falta de disponibilidade orçamental, o projeto não avançou até 1984, altura em que a Divisão de Estudos e Projetos da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais elaborou um projeto para o prolongamento do primeiro piso do edifício principal para nascente e poente, para a instalação de duas camaratas e sanitários, assim como uma sala de convívio, quarto do comandante e dois quartos. Desconhece-se a data de conclusão desta ampliação.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1962

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Address
Rua de Aveiro, Viana do Castelo
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Quartel da Polícia de Segurança Pública (PSP), Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/35266/quartel-da-policia-de-seguranca-publica-psp-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).