Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos, AlcoutimEscola Primária, Corte Serranos, Alcoutim

A pequena povoação rural de Corte Serranos no interior do Algarve, freguesia de Martim Longo viu construir, em meados da década de 1960 a pequena escola de uma sala, do tipo rural para as crianças de Corte Serranoes e das povoações próximas. Foi concluída em 1965. 

Com a desertificação acentuada do interior a antiga escola primária mista fechou portas ao ensino. 

Mais recentemente a Câmara Municipal de Alcoutim (CMA), proprietária do edifício, candidatou-se a fundos europeus do Programa Feder com um projeto de reabilitação e adaptação da escola a Centro Cultural e Recreativo, através do Ministério do Planeamento (MO). 

Inserida no PROAlgarve - Medida 1, Ação-Infraestruturas e Equipamentos de Apoio ao Desenvolvimento, a obra, no valor de 22.480.000$00 esc. foi comparticipada por fundos comunitários em 15.736.000$00 esc. financiados pela União Europeia. 

A 22 de dezembro de 2000 o Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos é inaugurado, contando com a presença de Francisco Amaral, presidente da Câmara de Alcoutim e de José Rosa Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Martim Longo. 

Para além de um campo de jogos construído na lateral nascente do edifício, o espaço conta ainda com um pequeno parque de merendas, construído em madeira nas traseiras da antiga escola. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1965
Comunidade
Programa

Localização

Localização
Lugar
Corte Serranos
Morada
Estrada Nacional 124, Corte Serranos
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional
Proprietário

Cronologia de Atividades

Atividades 2

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Trata-se de um edifício com projeto tipo rural, da autoria de Fernando Peres, na versão revista em 1958, que resulta na substituição do alpendre por um vestíbulo no acesso à sala de aula. 

Construído a sul da povoação, ligeiramente afastado da EN 124, da qual se avista esta antiga escola de apenas uma sala, avançada relativamente ao vestíbulo. O edifício mantém a traça original com pequenas adaptações.  O muro que circunda o espaço do recreio mantém-se também conforme o original tendo sido construído no seu interior um pequeno campo de jogos. 

A informação contida nesta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos, Alcoutim. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/36531/centro-cultural-e-recreativo-de-corte-serranos-alcoutim

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).