Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos, AlcoutimEscola Primária, Corte Serranos, Alcoutim

A pequena povoação rural de Corte Serranos no interior do Algarve, freguesia de Martim Longo viu construir, em meados da década de 1960 a pequena escola de uma sala, do tipo rural para as crianças de Corte Serranoes e das povoações próximas. Foi concluída em 1965. 

Com a desertificação acentuada do interior a antiga escola primária mista fechou portas ao ensino. 

Mais recentemente a Câmara Municipal de Alcoutim (CMA), proprietária do edifício, candidatou-se a fundos europeus do Programa Feder com um projeto de reabilitação e adaptação da escola a Centro Cultural e Recreativo, através do Ministério do Planeamento (MO). 

Inserida no PROAlgarve - Medida 1, Ação-Infraestruturas e Equipamentos de Apoio ao Desenvolvimento, a obra, no valor de 22.480.000$00 esc. foi comparticipada por fundos comunitários em 15.736.000$00 esc. financiados pela União Europeia. 

A 22 de dezembro de 2000 o Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos é inaugurado, contando com a presença de Francisco Amaral, presidente da Câmara de Alcoutim e de José Rosa Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Martim Longo. 

Para além de um campo de jogos construído na lateral nascente do edifício, o espaço conta ainda com um pequeno parque de merendas, construído em madeira nas traseiras da antiga escola. 

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1965
Comunidad
Programa

Ubicación

Ubicación
Sitio
Corte Serranos
Morada
Estrada Nacional 124, Corte Serranos
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Uso Inicial
Propietario

CronologÍa de Actividades

Actividades 2

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

Trata-se de um edifício com projeto tipo rural, da autoria de Fernando Peres, na versão revista em 1958, que resulta na substituição do alpendre por um vestíbulo no acesso à sala de aula. 

Construído a sul da povoação, ligeiramente afastado da EN 124, da qual se avista esta antiga escola de apenas uma sala, avançada relativamente ao vestíbulo. O edifício mantém a traça original com pequenas adaptações.  O muro que circunda o espaço do recreio mantém-se também conforme o original tendo sido construído no seu interior um pequeno campo de jogos. 

A informação contida nesta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos, Alcoutim. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/36531/centro-cultural-e-recreativo-de-corte-serranos-alcoutim

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).