Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos, AlcoutimEscola Primária, Corte Serranos, Alcoutim
A pequena povoação rural de Corte Serranos no interior do Algarve, freguesia de Martim Longo viu construir, em meados da década de 1960 a pequena escola de uma sala, do tipo rural para as crianças de Corte Serranoes e das povoações próximas. Foi concluída em 1965.
Com a desertificação acentuada do interior a antiga escola primária mista fechou portas ao ensino.
Mais recentemente a Câmara Municipal de Alcoutim (CMA), proprietária do edifício, candidatou-se a fundos europeus do Programa Feder com um projeto de reabilitação e adaptação da escola a Centro Cultural e Recreativo, através do Ministério do Planeamento (MO).
Inserida no PROAlgarve - Medida 1, Ação-Infraestruturas e Equipamentos de Apoio ao Desenvolvimento, a obra, no valor de 22.480.000$00 esc. foi comparticipada por fundos comunitários em 15.736.000$00 esc. financiados pela União Europeia.
A 22 de dezembro de 2000 o Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos é inaugurado, contando com a presença de Francisco Amaral, presidente da Câmara de Alcoutim e de José Rosa Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Martim Longo.
Para além de um campo de jogos construído na lateral nascente do edifício, o espaço conta ainda com um pequeno parque de merendas, construído em madeira nas traseiras da antiga escola.
Notas
Trata-se de um edifício com projeto tipo rural, da autoria de Fernando Peres, na versão revista em 1958, que resulta na substituição do alpendre por um vestíbulo no acesso à sala de aula.
Construído a sul da povoação, ligeiramente afastado da EN 124, da qual se avista esta antiga escola de apenas uma sala, avançada relativamente ao vestíbulo. O edifício mantém a traça original com pequenas adaptações. O muro que circunda o espaço do recreio mantém-se também conforme o original tendo sido construído no seu interior um pequeno campo de jogos.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação contida nesta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Centro Cultural e Recreativo de Corte Serranos, Alcoutim. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/36531/centro-cultural-e-recreativo-de-corte-serranos-alcoutim