Edifício da Junta de Freguesia de Águas, Penamacor
O edifício para a Junta de Freguesia de Águas foi projetado em 1979 pelo engenheiro do Gabinete de Apoio Técnico de Castelo Branco, João dos Santos Ramalho Eanes. Este edifício insere-se numa iniciativa da Câmara Municipal de Penamacor de dotas as respetivas freguesias com sedes para as juntas, que conjugassem os serviços necessários e ainda zonas para usufruto da população nos tempos livres.
Análise
O edifício localiza-se num dos acessos à localidade, na zona norte, junto de um campo de jogos e do cemitério.
Trata-se de um edifício de planta retangular, com telhado de duas águas desencontradas, ao qual foi acrescentado um corpo a poente. Possui dois pisos. O estudo original previa para o primeiro piso um salão de festas com palco, sala de fumo e instalações sanitárias, e as dependências da junta de freguesia no segundo piso: secretaria, sala de reuniões, gabinete médico, enfermaria, instalações sanitárias e arquivo. No entanto, perante advertência superior de que este tipo de edifícios não deveriam comportar equipamento de cariz social, não se conseguiu identificar quais as dependências que foram efetivamente instaladas aquando da abertura.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em julho de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Águas, Penamacor. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/37536/edificio-da-junta-de-freguesia-de-aguas-penamacor