Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Habitação na Rua Torcato Luís de Magalhães 4, Alijó Lavadouro Público, Alijó

A habitação na Rua Torcato Luís de Magalhães, em Alijó, será uma adaptação de um antigo lavadouro, construído em 1950 com comparticipação de 35.100$00 pelo Fundo de Desemprego. De acordo com uma vizinha do edifício, o lavadouro foi convertido em habitação de emergência pela Câmara Municipal de Alijó para abrigar temporariamente famílias cuja casa tenha sido atingida por desabamento, inundação ou incêndio.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1950
Comunidade

Localização

Localização
Morada
Rua Torcato Luís de Magalhães, 4, Alijó
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Outras Utilizações
Utilizador

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

O projeto inicial do lavadouro é semelhante ao do lavadouro de Fiolhoso, em Murça, também no Distrito de Vila Real, que ilustra a publicação do Plano Comemorativo de 1966 (Seção Hidráulica, item Diversos). Em termos de volume e estrutura, deriva do mesmo projeto o lavadouro de Favaios, freguesia do concelho de Alijó, construído em 1937.

Documentação

Documentos 2

A informação constante desta página é fruto da investigação de Diego Beja Inglez de Souza e Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, bibliográficas e legislativas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Habitação na Rua Torcato Luís de Magalhães 4, Alijó . Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/3984/habitacao-na-rua-torcato-luis-de-magalhaes-4-alijo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).