Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Habitação na Rua Torcato Luís de Magalhães 4, Alijó Lavadouro Público, Alijó

A habitação na Rua Torcato Luís de Magalhães, em Alijó, será uma adaptação de um antigo lavadouro, construído em 1950 com comparticipação de 35.100$00 pelo Fundo de Desemprego. De acordo com uma vizinha do edifício, o lavadouro foi convertido em habitação de emergência pela Câmara Municipal de Alijó para abrigar temporariamente famílias cuja casa tenha sido atingida por desabamento, inundação ou incêndio.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1950
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

O projeto inicial do lavadouro é semelhante ao do lavadouro de Fiolhoso, em Murça, também no Distrito de Vila Real, que ilustra a publicação do Plano Comemorativo de 1966 (Seção Hidráulica, item Diversos). Em termos de volume e estrutura, deriva do mesmo projeto o lavadouro de Favaios, freguesia do concelho de Alijó, construído em 1937.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Rua Torcato Luís de Magalhães, 4, Alijó
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Otros Usos
Vivienda ˃ Vivienda Unifamiliar ˃ CasaTipología Funcional
Usuario

Documentación

Registros y Lecturas 2

A informação constante desta página é fruto da investigação de Diego Beja Inglez de Souza e Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, bibliográficas e legislativas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Habitação na Rua Torcato Luís de Magalhães 4, Alijó . Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/3984/habitacao-na-rua-torcato-luis-de-magalhaes-4-alijo

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).