Adega Cooperativa, Alijó
António Morais, morador de Alijó e fotógrafo local, confirma que a adega cooperativa data de antes de 1985 [baliza temporal do projeto para iniciais identificações dos edifícios].
Durante o encontro público “Arquitectura Aqui Edifícios Públicos e Comunidade” em agosto de 2023, Rui Freitas, morador de Alijó, partilha algumas memórias do quotidiano que se viviam no complexo da adega cooperativa, lembrando que muitos jovens iam para o pavilhão fumar, talvez por ser um espaço mais resguardado e discreto.
Análise
Localização
Estado e Utilização
Documentação
Este edifício foi detetado e fotografado durante uma visita de trabalho de campo a Alijó. Não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas sobre o seu processo de construção. A informação desta página foi redigida por Catarina Ruivo e Ivonne Herrera Pineda a partir de testemunhos orais recolhidos no local e durante o encontro público “Arquitectura Aqui Edifícios Públicos e Comunidade”, desenvolvida no Mercado Municipal de Alijó em agosto de 2023. Agradecemos a colaboração de Rui Freitas e António Morais pela sua colaboração.
Para citar este trabalho:
Catarina Ruivo e Ivonne Herrera-Pineda para Arquitectura Aqui (2026) Adega Cooperativa, Alijó. Acedido em 11/01/2026, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/4159/adega-cooperativa-alijo


















