Escola Preparatória, Penamacor
Edifício pré-fabricado em madeira inaugurado em 4 de março de 1984 pelo Ministro da Educação, José Augusto Seabra, para albergar a escola preparatória de Penamacor, que até então havia funcionado numa casa apalaçada arrendada. A decisão de construção ficou a dever-se a Alexandre Borrego, Secretário de Estado da Administração Escolar entre 1981 e 1982. O Despacho ministerial n.º 36/ME/83 ditou que o 7.º ano do ensino secundário unificado passava a funcionar na escola a partir de 1 de outubro de 1983.
Embora se tratasse de uma construção de carácter provisório, já então se afiançava que o edifício viria a ser utilizado por vários anos, apesar de se almejar a construção, a seu tempo, de um edificio definitivo. A escolha de uma estrutura pré-fabricada foi ditada pelo carácter de urgência e pela falta de condições da localização anterior. Segundo o jornal O Concelho de Penamacor, o custo da obra ultrapassou os 60 mil contos. Na altura da inauguração, ocupando uma superfície coberta de 2.200 m2, contava com 18 salas de aula, englobando disciplinas específicas como "trabalhos oficinais, ciências, educação visual, música", bem como biblioteca, laboratório, refeitório, ginásio, salas para professores e pessoal auxiliar, e recreio coberto, e equipamento moderno.
A construção desta escola surgiu na sequência na reforma do ensino encetada pelo ministro Veiga Simão, legislada com a lei n.º 5/73, que introduziu a escolaridade obrigatória com duração de oito anos e composta pelo ensino básico (4 anos) e pelo ensino preparatório (4 anos) - embora, na prática, o ensino preparatório tenha continuado a ser composto por apenas dois anos de escolaridade até à promulgação da Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986. Até à criação do ensino preparatório oficial, apenas no Externato de Nossa Senhora do Incenso, um colégio particular, era ministrado o ensino correspondente a esse ciclo educativo.
Este edifício terá deixado de funcionar perto do ano 2000, perante a construção de um novo complexo escolar na zona sul da vila. Após encerramento, serviu pontualmente como alojamento para grupos de jovens que se deslocavam a Penamacor por motivos desportivos; serviu, igualmente, para os escoteiros. O edifício pertence à Câmara Municipal, que o terá também utilizado como armazém de materiais.
Análise
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
A informação constante desta página foi coligida por Ana Mehnert Pascoal, em junho de 2024, com base em fontes hemerográficas. Contou com a preciosa colaboração de Francisco Abreu, a quem muito agradecemos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Preparatória, Penamacor. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/42451/escola-preparatoria-penamacor