Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, Castelo BrancoCasa do Povo de Escalos de Cima, Castelo Branco

O edifício ocupado em 2024 pela sede da União de Freguesias de Escalos e Cima e Lousa foi construído para albergar a Casa do Povo de Escalos de Cima, que fora constituída em 1957. Foi inaugurado a 20 de julho de 1964, tendo sido construído por administração direta.

Atualmente possui instalações para a extensão de saúde, assim mantendo as valências de assistência médica que já era prestada enquanto funcionou a Casa do Povo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Data de Conclusão
1964
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício localiza-se numa posição central da antiga freguesia de Escalos de Cima, junto da Estrada Nacional 233 que atravessa a localidade.

Trata-se de um edifício de planta rectangular, desenvolvido em dois pisos, com cobertura em telhado de quatro águas. Na fachada principal possui embasamento em pedra aparelhada e uma varanda no primeiro piso.

Nos anos 60, segundo um relatório de inspeção à Casa do Povo de Escalos de Cima, a sede da Casa do Povo possuía uma sala de convívio com bar, e zona para serviços clínicos e de enfermagem.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Estrada Nacional 233
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em junho de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, Castelo Branco. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/43879/edificio-da-junta-de-freguesia-da-uniao-de-freguesias-de-escalos-de-cima-e-lousa-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).