Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, Castelo BrancoCasa do Povo de Escalos de Cima, Castelo Branco

O edifício ocupado em 2024 pela sede da União de Freguesias de Escalos e Cima e Lousa foi construído para albergar a Casa do Povo de Escalos de Cima, que fora constituída em 1957. Foi inaugurado a 20 de julho de 1964, tendo sido construído por administração direta.

Atualmente possui instalações para a extensão de saúde, assim mantendo as valências de assistência médica que já era prestada enquanto funcionou a Casa do Povo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1964
Comunidad

Ubicación

Morada
Estrada Nacional 233
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O edifício localiza-se numa posição central da antiga freguesia de Escalos de Cima, junto da Estrada Nacional 233 que atravessa a localidade.

Trata-se de um edifício de planta rectangular, desenvolvido em dois pisos, com cobertura em telhado de quatro águas. Na fachada principal possui embasamento em pedra aparelhada e uma varanda no primeiro piso.

Nos anos 60, possuía uma sala de convívio com bar, e zona para serviços clínicos e de enfermagem.

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em junho de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, Castelo Branco. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/43879/edificio-da-junta-de-freguesia-da-uniao-de-freguesias-de-escalos-de-cima-e-lousa-castelo-branco

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).