Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social Santo António de Vaiamonte, MonforteCasa do Povo de Vaiamonte, MonforteCentro de Saúde de Vaiamonte, Monforte

De acordo com a documentação consultada, o processo de construção da Casa do Povo de Vaiamonte ter-se-á iniciado em 1964 com a abertura do processo com vista à instrução de um pedido de assistência financeira. 

Em 1965, o Ministério das Obras Públicas, através de portaria, concederia uma comparticipação no valor 174.400$000, pelo Fundo de Desemprego, para levar a cabo a construção do equipamento.

A obra fora concluída em 1967 e albergou a Casa do Povo de Vaiamonte, bem como o Centro de Saúde de Vaiamonte. 

Em 2024, integra o Centro Social Santo António de Vaiamonte, após obras de ampliação, ainda que mantendo o seu aspeto e traça originais. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

O Centro Social Santo António de Vaiamonte ocupa uma posição central no contexto urbano da freguesia.

Assunto

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
1967
Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Largo Severiano Pereira Campos
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social Santo António de Vaiamonte, Monforte. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/46975/centro-social-santo-antonio-de-vaiamonte-monforte

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).