Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sede da Coletividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela (CRACS)

Os edifício-sede e ringue da Coletividade Recreativa de Ação Cultural de Sousela foram construídos em torno de 1984, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Lousada e com o seu apoio financeiro. A Coletividade já tinha, anteriormente, possuído um campo de jogos, que cedeu para a implantação de edifícios escolares na freguesia. Desde então, estima-se que em torno de 1979, promoveu a construção de um segundo, para a qual contribuiu a população local. Desconhece-se a data exata de conclusão da obra do edifício-sede da Coletividade, para a qual a mesma vinha a procurar fundos desde 1979, altura em que solicitou um subsídio à Câmara Municipal de Lousada para o desenvolvimento das suas atividades de teatro, música, folclore, desporto, biblioteca, referindo ainda, no pedido, que havia já organizado dois cursos de alfabetização e que a biblioteca projetava um filme a cada dois meses.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1984

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua Cimo de Vila, Sousela
Distrito Histórico (PT)
PortoDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, emnovembro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Sede da Coletividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela (CRACS). Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/48090/sede-da-coletividade-recreativa-e-de-acao-cultural-de-sousela-cracs

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).