Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Sede da Coletividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela (CRACS)

Os edifício-sede e ringue da Coletividade Recreativa de Ação Cultural de Sousela foram construídos em torno de 1984, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Lousada e com o seu apoio financeiro. A Coletividade já tinha, anteriormente, possuído um campo de jogos, que cedeu para a implantação de edifícios escolares na freguesia. Desde então, estima-se que em torno de 1979, promoveu a construção de um segundo, para a qual contribuiu a população local. Desconhece-se a data exata de conclusão da obra do edifício-sede da Coletividade, para a qual a mesma vinha a procurar fundos desde 1979, altura em que solicitou um subsídio à Câmara Municipal de Lousada para o desenvolvimento das suas atividades de teatro, música, folclore, desporto, biblioteca, referindo ainda, no pedido, que havia já organizado dois cursos de alfabetização e que a biblioteca projetava um filme a cada dois meses.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1984

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua Cimo de Vila, Sousela
Former Distrito (PT)
PortoFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, emnovembro de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Sede da Coletividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela (CRACS). Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/48090/sede-da-coletividade-recreativa-e-de-acao-cultural-de-sousela-cracs

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).