Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sanitários Públicos, Penedos, SinesInstalações Sanitárias Públicas nos Penedos, Sines

Em meados dos anos 40 do século XX, atendendo à crescente procura pela praia de Sines, sem descurar "a necessidade de servir uma população permanente na sua maior parte constituída pela classe piscatória", a Câmara Municipal de Sines encomendou dois projetos de Sanitários Públicos (um no lugar dos Penedos e outro na rampa que dá acesso à praia),  "porque muito se faz sentir a necessidade de instalações sanitárias públicas", conforme memória descritiva do projeto. Os Sanitários Públicos nos Penedos foram destinados principalmente aos pescadores, sendo os segundos, na rampa e mais próximos da praia, indicados para a população flutuante balnear.

Em 1946 foi aberto um processo junto do Ministério das Obras Públicas visando a comparticipação desta obra pelo Fundo do Desemprego, a qual foi atribuída em Agosto de 1948, num valor de 27.800$00.

O concurso para adjudicação da empreitada de construção foi lançado em Novembro de 1948, tendo esta sido atribuída a Luiz Faria Godinho. A construção começou em Dezembro de 1948 e foi concluída em Julho de 1949.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1949.07.24
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O projeto executado, tira partido da condição topográfica em que se encontra "tendo boa adaptação ao local" ,segundo parecer de Luís Alberto Helbling em proposta de comparticipação da DGSU, na convergência de duas ruas com grande desnível entre si, permitindo, à cota baixa, o acesso às Instalações Sanitárias e, à alta, o usufruto do "belo panorama que virá a disfrutar-se do miradouro a construir sobre elas" (conforme Memória Descritiva do projeto).

O edifício assume os contornos do lote, tendo uma forma paralelepipédica com um canto arredondado. Acompanhando o virar da Rua Sacadura Cabral e seguindo a pendente do terreno,acede-se às Instalações Sanitárias Masculinas e Femininas a uma cota inferior; estas últimas, por sua vez, permitem o acesso a uma arrecadação de material de limpeza urbana.

Visto da Rua Miguel Bombarda, o miradouro que ocupa a cobertura das Instalações eleva-se apenas cerca de 1,20 metros, tirando partido da diferença de cotas para reduzir a presença deste equipamento no seu contexto e evidenciando a vista sobre a baía de Sines.

A área a sul das Instalações Sanitárias, caracterizada por uma acentuada pendente até à praia, foi intervencionada posteriormente, tendo sido inaugurando em 2015 o Elevador dos Penedos da Índia, que reformulou o espaço envolvente. 

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua Sacadura Cabral, Rua Miguel Bombarda
Distrito Histórico (PT)
SetúbalDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Leandro Arez, em setembro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Sanitários Públicos, Penedos, Sines. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/49273/sanitarios-publicos-penedos-sines

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).