Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sanitários Públicos, Penedos, SinesInstalações Sanitárias Públicas nos Penedos, Sines

Em meados dos anos 40 do século XX, atentando à crescrente procura pela praia de Sines, sem descurar "as necessidades da população permanente, na sua maior parte constituída pela classe piscatória", a Câmara Municipal de Sines, encomendou dois projetos de Sanitários Públicos (um no lugar dos Penedos e outro na rampa que dá acesso à praia),  "porque muito se faz sentir a necessidade de instalações sanitárias públicas". Os Sanitários Públicos nos Penedos foram destinados principalmente aos pescadores, sendo os segundos, na rampa mais próximos da praia, indicados para a população flutuante balnear.

Em 1946 foi aberto um processo junto do Ministério das Obras Públicas visando a comparticipação desta obra, a qual foi atribuida em Agosto de 1948 pelo Fundo do Desemprego, num valor de 27800$00.

O concurso para adjudicação da empreitada de construção foi lançado em Novembro de 1948, tendo sido atribuída a Luiz Faria Godinho. A construção começou em Dezembro de 1948 e foi concluída em Julho de 1949.

O projecto executado, toma partido da condição topográfica em que se encontra, "tendo boa adptação ao local" na convergência de duas ruas com grande desnível entre si, permitindo, á cota baixa, o acesso às Instalações Sanitárias  e, à alta o usufruto do "belo panorama que virá a disfrutar-se do miradouro a construir sobre elas".

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1949.07.24
Comunidade

Localização

Localização
Morada
Rua Sacadura Cabral, Rua Miguel Bombarda
Distrito Histórico (PT)
SetúbalDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O projecto executado, toma partido da condição topográfica em que se encontra, "tendo boa adptação ao local" na convergência de duas ruas com grande desnível entre si, permitindo, á cota baixa, o acesso às Instalações Sanitárias  e, à alta o usufruto do "belo panorama que virá a disfrutar-se do miradouro a construir sobre elas".

 O edifício assume os contornos do lote, tendo uma forma paralelepipédica com um canto arredondado. Acompanhando o virar da Rua Sacadura Cabral e seguindo a pendente do terreno,acede-se às Instalações Sanitárias Masculinas e Femininas, estas últimas, por sua vez, permitem o acesso a uma arrecadação de material de limpeza urbana. Visto da Rua Miguel Bombarda, o miradouro que ocupa a cobertura das Instalações eleva-se apenas cerca de 1,20 metros, tomando partido da diferença de cotas para reduzir a presença deste equipamento no seu contexto e evidênciando a vista sobre a baía de Sines.

A área a sul das Instalações Sanitárias, caracterizada por uma acentuada pendente até à praia, foi intervencionada posteriormente, inaugurando em 2015 o Elevador dos Penedos da Índia que reformulou o espaço envolvente às instalações sanitárias. 

A informação constante desta página foi coligida por Leandro Arez, em setembro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Sanitários Públicos, Penedos, Sines. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/49273/sanitarios-publicos-penedos-sines

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).