Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro de Alojamento de Estudantes, Alcácer do Sal

Sendo a Escola Secundária de Alcácer do Sal (anteriormente Externato Dr. José Gentil) o "unico estabelecimento de ensino secundário existente no concelho", procurou a Câmara Municipal, a partir de 1975, criar um edifício próprio para albergar estudantes deslocados. Sendo que o edifício que então servia esse fim já não garantia a resposta necessária à afluência de alunos, tendo este número mais que duplicado no decorrer desse ano letivo, a situação tornara-se insustentável.

Ainda que com grande esforço e disponibilidade por parte da Câmara Municipal, que se ofereceu a doar até o terreno para a construção, o processo foi moroso levando à procura de soluções temporárias alternativas. Alguns alunos ocuparam um espaço cedido pela Casa do Povo, destinado inicialmente a infantário, e foi estudada a possibilidade da adaptação do Palácio dos Salemas (em 2024 Biblioteca Municipal) para este fim. Esta discussão durou até 1978 quando por Despacho do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, essas alternativas foram recusadas e pediram-se as "diligências necessárias à concretização da solução preconizada" inicialmente.

A obra foi iniciada em março 1979.

Em abril de 2023 foi apresentada e aprovada em assembleia municipal uma moção no sentido de pressionar o governo para que o edifício fosse devolvido à CMAS pelo Ministério da Educação que o detinha e o abandonara, tornando-se um foco de insegurança e descontentamento para a população local. Nessa moção é realçado o potencial que a reabilitação deste edifício significaria na colmatação de dificuldades do município ou até na possibilidade de albergar um polo da Escola de Enfermagem da Universidade de Évora.

Em comentários em rede social, a propósito da interdição do acesso ao edifício, vários salaciences se pronunciaram sobre a importancia que este edifício teve para a sua educação e para a dinâmica educativa do concelho, bem como os bons tratos de que foram alvo por parte de uma funcionária lembrada pelo seu filho.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c.1979
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O centro de alojamento é composto por dois blocos de dois pisos onde se situam os quartos para os estudantes; estes blocos, por sua vez são ligados, ao nível do piso térreo por um corpo de serviços e espaços de uso coletivo.

Segundo memória descritiva, procurou-se "uma integração paisagística por volumetrias articuladas e acabamentos de ambientação regional, com paramentos de tijoleira contrastando com paredes caiadas a branco e coberturas aparentes". 

A implantação recortada dos volumes estende-se para além do edifício criando pátios e plataformas, estruturando o terreno de elevada pendente e providênciando os alunos com espaços para actividades ao ar livre. Em visita ao local em 2024, foi possível encontrar nestes espaços exteriores um campo de jogos com bancada e, a sul, num ponto de vantagem sobre a bacia do sado e escola secundária, uma estrutura de três etapas de mini-golf. 


  

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua Professor Egas Moniz, Alcácer do Sal
Distrito Histórico (PT)
SetúbalDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Leandro Arez, em novembro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro de Alojamento de Estudantes, Alcácer do Sal. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/50046/centro-de-alojamento-de-estudantes-alcacer-do-sal

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).