Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Conjunto Habitacional do Miradouro do Cansado, Castelo Branco

Conjunto de três blocos de habitação com 24 fogos, com projeto do Fundo de Fomento da Habitação (FFH) adaptado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em 1975, que visou responder à carência de habitação económica na cidade e, simultaneamente, valorizar aquela zona da cidade. O estudo dos edifícios foi assinado pelo arquiteto J. Pires Branco e pelo engenheiro civil João dos Santos Ramalho Eanes, por iniciativa da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O concurso para aquisição de apartamentos decorreu em 1976, com atribuição tendo em conta a dimensão do agregado familiar e o seu rendimento. Dois anos depois, foi entregue a empreitada de instalação elétrica. 

Embora tenha vindo a suprir algumas necessidades, a necessidade de habitação manteve-se: a Câmara previa serem necessários cerca de 200 fogos para responder ao problema.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
1977
Atividades

Localização

Comunidade
Morada
R. Padre Manuel Crespo, Blocos 1 a 3
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Conjunto Habitacional do Miradouro do Cansado, Castelo Branco. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/50081/conjunto-habitacional-do-miradouro-do-cansado-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).