Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, Penamacor

O Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, começou a funcionar em novembro de 1982, respondendo a uma necessidade sentida pela população há longa data.

Sabe-se que, no início da década de 1970, a Santa Casa tinha intenção de adaptar um edifício que possuía nas imediações do hospital, para receber um centro de bem estar infantil com consulta materno-infantil. Tratava-se de um empreendimento imprescindível visto que não existia nenhum centro do género no concelho, e ainda se verificavam elevadas taxas de mortalidade infantil. Porém, em 1972, técnicos e arquitetos da Direção-Geral de Assistência visitaram o edifício e consideraram que o mau estado de conservação elevaria em demasia o custo das obras, pelo que se arquivou o processo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Data de Conclusão
1982

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Localização
Morada
Rua Adelino Pereira Ferreira Galhardo
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Educação ˃ Jardim de InfânciaTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, Penamacor. Acedido em 24/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/50152/jardim-de-infancia-de-nossa-senhora-das-dores-penamacor

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).