Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, Penamacor

O Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, começou a funcionar em novembro de 1982, respondendo a uma necessidade sentida pela população há longa data.

Sabe-se que, no início da década de 1970, a Santa Casa tinha intenção de adaptar um edifício que possuía nas imediações do hospital, para receber um centro de bem estar infantil com consulta materno-infantil. Tratava-se de um empreendimento imprescindível visto que não existia nenhum centro do género no concelho, e ainda se verificavam elevadas taxas de mortalidade infantil. Porém, em 1972, técnicos e arquitetos da Direção-Geral de Assistência visitaram o edifício e consideraram que o mau estado de conservação elevaria em demasia o custo das obras, pelo que se arquivou o processo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1982

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Rua Adelino Pereira Ferreira Galhardo
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Educación ˃ Jardín de InfanciaTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, Penamacor. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/50152/jardim-de-infancia-de-nossa-senhora-das-dores-penamacor

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).