Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, Penamacor

O Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, começou a funcionar em novembro de 1982, respondendo a uma necessidade sentida pela população há longa data.

Sabe-se que, no início da década de 1970, a Santa Casa tinha intenção de adaptar um edifício que possuía nas imediações do hospital, para receber um centro de bem estar infantil com consulta materno-infantil. Tratava-se de um empreendimento imprescindível visto que não existia nenhum centro do género no concelho, e ainda se verificavam elevadas taxas de mortalidade infantil. Porém, em 1972, técnicos e arquitetos da Direção-Geral de Assistência visitaram o edifício e consideraram que o mau estado de conservação elevaria em demasia o custo das obras, pelo que se arquivou o processo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
1982
Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Rua Adelino Pereira Ferreira Galhardo
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Educación ˃ Jardín de InfanciaTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Jardim de Infância de Nossa Senhora das Dores, Penamacor. Accedido en 14/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/50152/jardim-de-infancia-de-nossa-senhora-das-dores-penamacor

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).