Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Cultural e Assistencial de Nossa Senhora das Graças, Chainça, Abrantes

O Centro Cultural e Assistencial de Nossa Senhora das Graças encontrava-se projetado no início de 1971, sendo considerado, pela Comissão Executiva da Igreja de Nossa Senhora Medianeira das Graças - entidade promotora - essencial “num meio pobre, operário e rural”, onde Chainça aparecia como uma “comunidade de 800 fogos com mais de 200 crianças na escola as mais pobres das quais poderiam beneficiar da Cantina do Centro”. O projeto incluía espaço para um infantário, que funcionaria todos os dias úteis, e uma Casa de Formação, que funcionaria “aos sábados e em dias alternados, aproveitando os tempos livres das raparigas, no fim dos seus trabalhos profissionais”. A visita ao local de um técnico da Secretaria de Estado da Saúde e Assistência levou à introdução de alterações ao projeto, tendo-se assumido o “ideia central e de carácter permanente e a Formação das Raparigas como Obra secundária”.

Em maio de 1971, a entidade promotora aguardava apenas a concessão de um subsídio pela Direção-Geral de Assistência para iniciar os trabalhos - que foi reservado para a obra pelo Subsecretário de Estado da Saúde e Assistência ainda no mesmo mês. No entanto, entre dezembro de 1971 e abril de 1973, encontram-se documentos da Direção-Geral da Assistência Social que relatam uma difícil comunicação com a Comissão promotora, desconhecendo-se as datas de início e conclusão da obra.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
Post. 1973

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
R. da Igreja 131 2200, 2200 Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Educação ˃ Jardim de InfânciaTipologia Funcional

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Centro Cultural e Assistencial de Nossa Senhora das Graças, Chainça, Abrantes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/50198/centro-cultural-e-assistencial-de-nossa-senhora-das-gracas-chainca-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).