Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro de Saúde, Granho, Salvaterra de MagosPosto Médico do Granho, Salvaterra de Magos

O projeto do posto médico de Granho foi elaborado pelo arquiteto Diogo Leite de Castro, do Gabinete de Apoio Técnico às Autarquias Locais (GAT) de Santarém, em 1976. Construído por iniciativa da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, foi consultada a Comissão de Moradores do Granho para compreensão das necessidades da população e definição do programa.

A documentação relata que, em 1977, a câmara insistiu com o GAT para que lhe fosse enviado projeto, por forma a abrir o concurso limitado para execução das obras. Nesse ano, foi lançada uma derrama extraordinária pela câmara municipal para dar conta dos encargos com melhoramentos municipais, entre os quais se encontrava a construção do posto médico. A obra veio a ser adjudicada ao empreiteiro Evaristo Limitada, pelo valor de 835.510$00. Porém, em 1980, ainda não estava concluída.

Em 2025, o edifício mantém-se em funcionamento.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1980
Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

A construção do posto de saúde no Granho veio responder às necessidades da população, considerando a distância que a separava das restantes freguesias do concelho, particularmente de Salvaterra de Magos, dotada de serviços de assistência médica. Inscreveu-se no momento de implementação dos direitos de todos os cidadãos de proteção e acesso à saúde promulgados pela Constituição de 1976, efetivado alguns anos depois com a criação do Serviço Nacional de Saúde.

Em 1978, perante as queixas da população de Marinhais relativamente à falta de condições do edifício onde se encontravam instalados os serviços médico-sociais dessa freguesia, observou-se o projeto do posto médico do Granho para averiguar da sua adequação à povoação de Marinhais.

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício localiza-se na rua principal que atravessa a localidade do Granho, essencialmente ocupada por habitação e alguns serviços como farmácia e supermercado.

Trata-se de um edifício de piso único, composto por três blocos modulados, uma solução que o arquiteto justificou na memória descritiva pela possibilidade de economizar dada a repetição de elementos e o emprego de uma estrutura resistente simples e racionalizada. O projeto previu uma zona central de receção ao centro com acesso às salas localizadas nos módulos laterais: gabinete médico, sala de pensos, sala de ginecologia, sala de contabilidade, sala de espera, arrumos e instalações sanitárias.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
R. Principal 241, Granho
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Centro de Saúde, Granho, Salvaterra de Magos. Acedido em 23/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/55040/centro-de-saude-granho-salvaterra-de-magos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).