Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro da CHESAL, Salvaterra de Magos

A construção do Bairro da CHESAL partiu da iniciativa da Cooperativa de Habitação Económica de Salvaterra de Magos, SCARL (CHESAL), constituída oficialmente em 1978. Nesse ano, a cooperativa contava com 256 sócios inscritos e solicitou o auxílio da Câmara Municipal para obter o terreno para construção das habitações. Planeava-se ocupar cerca de 4 hectares de terreno na zona denominada como “Coitadinha”. O bairro revestir-se-ia de um carácter social, contando com o apoio da Câmara Municipal, dado que previa beneficiar pessoas de parcos rendimentos e que habitassem em barracas.

O estudo do bairro foi entregue ao Gabinete de Apoio Técnico (GAT), pois a cooperativa preferiu que o projeto fosse elaborado por este organismo, assim recusando o financiamento de 2.000.000$00 a fundo perdido concedido pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH), que implicara a entrega do projeto a um gabinete particular. Segundo José Gameiro, o estudo foi delineado pelo engenheiro/arquiteto Esteves do GAT, que previu 156 fogos na fase inicial da obra, para além das áreas arborizadas, zonas comerciais, estacionamento para automóveis e instalações sociais.

A câmara propôs alterações ao desenho dos blocos habitacionais, pois não tinham sido aprovados que pela Cooperativa de Habitação Económica de Salvaterra de Magos (CHESAL), quer pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH). Informações constantes de atas das sessões da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos referem que os blocos constituíam património concelhio, não se prevendo a sua alienação (ou seja, os associados da cooperativa não seriam proprietários).

Em 1981, tratou-se da ligação dos ramais de água. Os primeiros 32 fogos foram entregues aos associados a 11 de julho de 1982. A fases seguintes ficaram terminadas entre o final da década de 1980 e os inícios da seguinte.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1982
Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Trata-se de uma das várias iniciativas levadas a cabo para erradicar as barracas e promover habitação condigna aos habitantes de Salvaterra de Magos.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Barão do Chesal, Salvaterra de Magos
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Bairro da CHESAL, Salvaterra de Magos. Acedido em 23/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/55441/bairro-da-chesal-salvaterra-de-magos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).