Conjunto Habitacional no Bairro da Boa Fé, ElvasBairro de Casas para Classes Pobres em Elvas
Tanto quanto a documentação encontrada e analisada permite compreender, o processo de construção do Bairro da Boa Fé, em Elvas, destinado a habitação das classes pobres, inicia-se em 1947 com a cedência à Câmara Municipal de Elvas, por parte do Ministério das Obras Públicas (MOP), de uma comparticipação e subsídio no valor total de 590.000$00, para construção de 88 Casas de Habitação para as Classes Pobres.
Em 1949, o mesmo ministério concederia uma nova comparticipação, no valor de 191.000$00, com vista à urbanização do respetivo bairro. Esta viria a ser concluída em 1952 - com projeto do Eng.º Alexandre Ferreira Chaves e Eng.º Firmo Abreu da Silva - vindo as habitações a ser concluídas apenas em 1953, sob direção de obra deste último.
Por sua vez, em 1959 seria concluído e inaugurado um novo agrupamento de 20 casas para famílias pobres (designado por 5ª fase), com características distintas, projetado igualmente pelo Eng.º Firmo Abreu da Silva. Este localizava-se unto às anteriores habitações - na Avenida da Boa Fé - integrando o conjunto do Bairro da Boa Fé.
Análise
De acordo com a documentação, as 20 casas de habitação construídas em 1959 apresentavam 3 quartos, sala comum com recanto de cozinha e instalações sanitárias, estando distribuídas por 5 prédios de 2 andares - com 4 habitações agrupadas por prédio.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Fórum
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Conjunto Habitacional no Bairro da Boa Fé, Elvas. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/6007/bairro-da-boa-fe-elvas