Bairro da Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR), Alter do ChãoCasas Pré-Fabricadas
O Bairro da Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR), em Alter do Chão, foi construído atendendo à carência de habitação que se fazia sentir na sede do concelho.
Tanto quanto a documentação encontrada e analisada permite compreender, o processo de construção do bairro ter-se-à iniciado em julho de 1977 - data em que é aberto o processo definitivo para a infraestruturação do bairro junto da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização, com vista ao comparticipação da obra por parte do Estado.
Com a montagem das 20 casas pré-fabricadas a decorrer em simultâneo, o projeto de infraestruturação viria a ser aprovado por despacho ministerial em outubro de 1977 - numa empreitada adjudicada a Manuel Rodrigues pelo valor total de 1.930.284$50, através de concurso limitado, em novembro do mesmo ano.
Promovida pela Câmara Municipal de Alter do Chão, a infraestruturação do bairro contou com um orçamento total de 2.975.000$00 e foi interiamente financiada pelo Estado, através do Orçamento Geral do Estado.
A empreitada foi iniciada a 16.01.1978, sendo que se desconhece a data da sua conclusão.
Análise
O bairro localiza-se no extremo da vila, junto à saída para a Coudelaria de Alter e em proximidade com um outro bairro outrora servido por uma Escola Primária e Cantina Escolar.
Composto por 3 arruamentos, incialmente integrava 2 moradias T1, 12 moradias T2 e 6 moradias T3 - num total de 20 habitações.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Bairro da Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR), Alter do Chão. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/8051/bairro-da-comissao-para-o-alojamento-de-refugiados-car-alter-do-chao