Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Penamacor

Em dezembro de 1973, o Jornal do Fundão dava conta que os CTT haviam comprado, há anos, um velho edifício para ser demolido e aproveitar o terreno para construção de um novo edifício. Nessa altura, os serviços ainda funcionavam noutras instalações (no local onde foi posteriormente construído o edifício utilizado, em 2024, pela Caixa Geral de Depósitos), o que continuava a suceder no ano seguinte (Jornal do Fundão, 1973.12.02; 1973.05.12). De facto, o projeto para o novo edifício, da autoria do arquiteto João Bernardes de Miranda - elaborado em 1971, somente foi aprovado pela Câmara Municipal de Penamacor em março de 1973.

Considerando o caráter de urgência devido à necessidade de um edifício condigno, previa-se adjudicação das obras ainda em 1974 (Jornal do Fundão, 1974.08.11), mas em 1975 as obras ainda não tinham sido começadas (Jornal do Fundão, 27.04.1975). Na realidade, dois anos depois, o Presidente da câmara continuava a instar pela construção do edifício, considerando que "as instalações onde funcionam os C.T.T. em Penamacor serão em boa verdade as piores do País", bem como pela necessidade de utilizar o edifício até então ocupado pelos correios para cumprir o programa habitacional e obter subsídios do Fundo de Fomento da Habitação. Nesse ano de 1977 foram iniciadas as obras. O edifício foi entregue aos CTT pela construtora em 1979 (Jornal do Fundão, 1979.11.16, 1979.12.07).

O edificio mantém a função como posto dos correios em 2024, destacando-se a utilização dos apartados entre a comunidade que se tem fixado na última década em Penamacor, conforme mencionam testemunhos locais.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1979
Comunidade

Localização

Localização
Morada
R. 25 de Abril 7, 6090-999 Penamacor
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício dos CTT localiza-se numa avenida de acesso à vila, próximo do centro, onde se encontra o edifício da Câmara Municipal de Penamacor e o Jardim da República.

É composto por dois corpos paralelos unidos através de um corpo perpendicular na zona traseira; todos têm cobertura em telha. O corpo poente, com dois pisos, destinava-se inicialmente à residência do chefe da estação, incluindo também depósito de material, arquivo, arrecadação, arrumos para material de limpeza, sanitários do pessoal menor e vestiários com sanitários do pessoal maior. A habitação, com varanda no alçado sul, era composta por três quartos, sala de jantar e estar, casa de banho, cozinha com lavadouro, arrecadação e despensa. A habitação foi, nos últimos anos, arrendado a externos. O corpo nascente tem apenas um piso, fazendo-se a entrada pela lateral através do pátio; trata-se da zona de serviços e receção do público, onde se localizam os apartados; nas traseiras, localizava-se a sala de serviços, ainda hoje de acesso restrito, e que faz ligação ao corpo descrito inicialmente.

Documentação

Documentos 2

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em maio de 2024, com base em diferentes fontes documentais. Inclui ainda informação proveniente de recortes de imprensa local gentilmente partilhados por Francisco Abreu.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Penamacor. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/9899/edificio-dos-correios-telegrafos-e-telefones-ctt-penamacor

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).