Campo Maior
Campo Maior é uma vila portuguesa, do distrito de Portalegre. É sede de município, este que ocupa 247,20 km2, subdivididos em 3 freguesias: São João Baptista, Nossa Senhora da Expectação e Nossa Senhora da Graça dos Degolados. A vila possui uma população de 6.925 habitantes e o concelho totaliza 7.954 habitantes (INE 2022).
A ocupação do território remonta ao período romano. No período medieval, foi ocupada durante um largo período de tempo pelos mouros, até ser reconquistada por cavaleiros cristãos espanhóis. Fora outrora aldeia pertencente a Badajoz (Espanha), e posteriormente elevada a cidade em 1255 por D. Afonso X de Leão e Castela. Em 1297 passa a fazer parte do território português, conjuntamente com Olivença e Ouguela, através do Tratado de Alcanizes. Historicamente, manteve sempre uma relação próxima com a vizinha Espanha, o que levantou algumas querelas durante largos séculos, atendendo à sua posição raiana.
É mundialmente conhecida pelas Festas do Povo de Campo Maior (Festas das Flores), classificadas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 2021.
A nível económico, predominam nesta comunidade as atividades do setor primário, ou seja, a agricultura e agropecuária (cultivo de cereais, prados temporários, culturas diversas e pastagens permanentes, bem como criação de aves, ovinos e bovinos). O setor secundário tem uma importância igualmente relevante ao nível da indústria de torrefação de café, sendo uma das maiores empregadoras da zona.
No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985, destacam-se na sede do concelho os edifícios do antigo Externato de São João Baptista, da Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia e das Piscinas Municipais, bem como o Bairro da Misericórdia.
Equipamento da comunidade
Localização
Recursos
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Campo Maior. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/12515/campo-maior