Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Campo Maior

Campo Maior é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre. É sede de um município que ocupa 247 km2, divididos (em 2024) em 3 freguesias: São João Baptista, Nossa Senhora da Expectação e Nossa Senhora da Graça dos Degolados. A vila possui uma população de 6.925 habitantes e o concelho totaliza 7.954 habitantes (INE 2022).

A ocupação do território remonta ao período romano. No período medieval, conheceu presença árabe antes de ser reconquistada por cavaleiros cristãos espanhóis. Foi aldeia pertencente a Badajoz (Espanha), elevada a cidade em 1255 por D. Afonso X de Leão e Castela. Em 1297 passa a fazer parte do território português, conjuntamente com Olivença e Ouguela, através do Tratado de Alcanizes. Historicamente, e atendendo à sua posição raiana, manteve uma relação próxima com a vizinha Espanha, pontuada por querelas ao longo dos séculos. 

É conhecida pelas Festas do Povo de Campo Maior (Festas das Flores), classificadas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2021.

A nível económico, predominam nesta comunidade as atividades do setor primário, ou seja, a agricultura e agropecuária (cultivo de cereais, prados temporários, culturas diversas e pastagens permanentes, bem como criação de aves, ovinos e bovinos). No setor secundário, tem uma importância relevante a indústria de torrefação de café, uma das maiores empregadoras da região.

No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985 e estudados em maior pormenor nesta plataforma, destacam-se na sede do concelho os edifícios do antigo Externato de São João Baptista, da Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia e das Piscinas Municipais, bem como o Bairro da Misericórdia

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Equipamento da comunidade

Obras 20

Localização

Localização
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)

Documentação

Esta comunidade foi estudada por Tiago Candeias entre 2023 e 2024. O mesmo investigador redigiu a informação constante desta página em novembro de 2024.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Campo Maior. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/12515/campo-maior

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).