Piscinas Municipais de Campo Maior
Tanto quanto a escassa informação encontrada e analisada permite compreender, o projeto da Piscina Municipal de Campo Maior, da autoria do Arq.º João Luís Carrilho da Graça, data de 1982.
A obra deveria ser concluída em 1990.
Notas
O conjunto da Piscina Municipal de Campo Maior está implantado numa pequena colina, onde outrora existiu um pequeno forte, datado do século XVIII.
O conjunto da Piscina Municipal de Campo Maior, ao ar livre, apresenta um programa composto por três áreas distintas: uma destinada à aprendizagem de natação, outra destinada às crianças, e uma destinada ao público (cafetaria).
Os tanques da piscina localizam-se no piso de entrada, enquanto que a cafetaria se localiza no piso superior e permite observar quer o local de aprendizagem e recreio aquático, quanto a paisagem.
Destaca-se a pérgola na definição do espaço e no reforço do "sentido de belvedere" - um local onde se contempla e se pode ser contemplado.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Fórum
Este conjunto foi identificado por Tiago Candeias durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Campo Maior, em maio de 2023. Não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas ou recolhidos testemunhos orais sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Piscinas Municipais de Campo Maior. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/47959/piscinas-municipais-de-campo-maior