Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Piscinas Municipais de Campo Maior

Tanto quanto a escassa informação encontrada e analisada permite compreender, o projeto da Piscina Municipal de Campo Maior, da autoria do Arq.º João Luís Carrilho da Graça, data de 1982.

A obra deveria ser concluída em 1990.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1990
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O conjunto da Piscina Municipal de Campo Maior está implantado numa pequena colina, onde outrora existiu um pequeno forte, datado do século XVIII. 

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O conjunto da Piscina Municipal de Campo Maior, ao ar livre, apresenta um programa composto por três áreas distintas: uma destinada à aprendizagem de natação, outra destinada às crianças, e uma destinada ao público (cafetaria). 

Os tanques da piscina localizam-se no piso de entrada, enquanto que a cafetaria se localiza no piso superior e permite observar quer o local de aprendizagem e recreio aquático, quanto a paisagem. 

Destaca-se a pérgola na definição do espaço e no reforço do "sentido de belvedere" - um local onde se contempla e se pode ser contemplado.

Location

Community
Address
Avenida dos Bombeiros Voluntários
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
PeriurbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Forum

Este conjunto foi identificado por Tiago Candeias durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Campo Maior, em maio de 2023. Não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas ou recolhidos testemunhos orais sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Piscinas Municipais de Campo Maior. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/47959/piscinas-municipais-de-campo-maior

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).