Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Piscinas Municipais de Campo Maior

Tanto quanto a escassa informação encontrada e analisada permite compreender, o projeto da Piscina Municipal de Campo Maior, da autoria do Arq.º João Luís Carrilho da Graça, data de 1982.

A obra deveria ser concluída em 1990.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1990
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

O conjunto da Piscina Municipal de Campo Maior está implantado numa pequena colina, onde outrora existiu um pequeno forte, datado do século XVIII. 

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O conjunto da Piscina Municipal de Campo Maior, ao ar livre, apresenta um programa composto por três áreas distintas: uma destinada à aprendizagem de natação, outra destinada às crianças, e uma destinada ao público (cafetaria). 

Os tanques da piscina localizam-se no piso de entrada, enquanto que a cafetaria se localiza no piso superior e permite observar quer o local de aprendizagem e recreio aquático, quanto a paisagem. 

Destaca-se a pérgola na definição do espaço e no reforço do "sentido de belvedere" - um local onde se contempla e se pode ser contemplado.

Ubicación

Comunidad
Morada
Avenida dos Bombeiros Voluntários
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Saber y Fruición ˃ Deporte ˃ PiscinaTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario

Fórum

Este conjunto foi identificado por Tiago Candeias durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Campo Maior, em maio de 2023. Não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas ou recolhidos testemunhos orais sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Piscinas Municipais de Campo Maior. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/47959/piscinas-municipais-de-campo-maior

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).