Montoro
Montoro é um município e uma localidade espanhola da província de Córdova, na região autónoma da Andaluzia. Faz parte da comarca do Alto Guadalquivir da província de Córdova, a 45 quilómetros desta. A área urbana situa-se na zona de contacto entre a Serra Morena e o planície, situada num promontório no interior do meandro aqui formado pelo rio Guadalquivir. O município tem uma superfície de 581 km² e uma população de 9203 habitantes (INE 2022). Apesar de se situar na confluência de duas importantes vias nacionais, a A4-Autopista del Sur e a N-420 (Ciudad Real-Puertollano-Montoro), a sua localização estratégica não permitiu um desenvolvimento industrial significativo e a base económica do município continua a ser o cultivo de olival.
A localidade de Montoro foi declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1969. O conjunto urbano destaca-se pelo uso da pedra local “molinaza”, uma pedra arenisca de cor vermelha, usada em edifícios tradicionais e modernos. Durante o século XX, o núcleo urbano principal expandiu-se tanto na margem direita do Guadalquivir – Barriada del Retamar – como, a partir de 1960, em direção às vias de transporte a sul, acentuando o carácter linear da povoação. A abertura da Avenida de Andalucía e construção de equipamentos como as escolas Antonio Galán Acosta, Epora, Santos Isasa, o Quartel da Guardia Civil, o Centro de Saúde ou o complexo desportivo criaram um novo centro cívico em Montoro fora do centro histórico.
Equipamento da comunidade
Localização
Documentação
Recursos
La información de esta página ha sido redactada por Ana C. Rosado en 2024 con base en fuentes documentales y bibliográficas. Para el estudio de esta comunidad han generosamente contribuido José Ortiz García, Antonio Cantos Prats y Lucas Ruiz Alcalá, a quien estamos muy agradecidos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Montoro. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/14308/montoro