Crato
Crato é uma vila portuguesa, do distrito de Portalegre. É sede de município, este que ocupa cerca de 398 km2, subdivididos em 4 freguesias: Aldeia da Mata; Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso; Gáfete; e Monte da Pedra. A vila possui uma população de cerca de 1.500 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.200 habitantes (INE 2023).
A vila estende-se por uma encosta de uma colina, sendo o relevo relativamente plano e suave. O clima é marcadamente mediterrânico e destaca-se a presença de diversos recursos hídricos como as Termas de Monte da Pedra
A ocupação do território remonta aos cartagineses e romanos. Na vila esteve instalada desde 1340 a sede da Ordem do Hospital, ou Ordem de Malta, ficando o território conhecido como Priorado do Crato. Do seu património histórico destaca-se o Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa e a Igreja Matriz do Crato.
Em termos económicos, todos os setores de atividade assumem relativa importância. A agricultura tem uma grande importância predominando os cultivos de cereais para grão, os prados temporários e as culturas forrageiras, a vinha, o pousio, o olival, os prados e as pastagens permanentes. A pecuária destaca-se pela criação de aves, ovinos e bovinos.
No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985, destacam-se na sede do concelho o Mercado Municipal e o Quartel dos Bombeiros Voluntários. Nas freguesias, o destaque incide sobre o Bairro de Santo António na Aldeia da Mata.
Equipamento da comunidade
Localização
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Crato. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/19094/crato