Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Crato

Crato é uma vila portuguesa, do distrito de Portalegre. É sede de município, este que ocupa cerca de 398 km2, subdivididos em 4 freguesias: Aldeia da Mata; Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso; Gáfete; e Monte da Pedra. A vila possui uma população de cerca de 1.500 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.200 habitantes (INE 2023).

A vila estende-se por uma encosta de uma colina, sendo o relevo relativamente plano e suave. O clima é marcadamente mediterrânico e destaca-se a presença de diversos recursos hídricos como as Termas de Monte da Pedra

A ocupação do território remonta aos cartagineses e romanos. Na vila esteve instalada desde 1340 a sede da Ordem do Hospital, ou Ordem de Malta, ficando o território conhecido como Priorado do Crato. Do seu património histórico destaca-se o Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa e a Igreja Matriz do Crato.

Em termos económicos, todos os setores de atividade assumem relativa importância. A agricultura tem uma grande importância predominando os cultivos de cereais para grão, os prados temporários e as culturas forrageiras, a vinha, o pousio, o olival, os prados e as pastagens permanentes. A pecuária destaca-se pela criação de aves, ovinos e bovinos.

No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985, destacam-se na sede do concelho o Mercado Municipal e o Quartel dos Bombeiros Voluntários. Nas freguesias, o destaque incide sobre o Bairro de Santo António na Aldeia da Mata.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 10

Location

Country
Location
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Crato. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/19094/crato

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).