Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Crato

Crato é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre. É sede de um município que ocupa cerca de 398 km2, divididos (em 2024) em 4 freguesias: Aldeia da Mata; Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso; Gáfete; e Monte da Pedra. A vila possui uma população de cerca de 1.500 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.200 habitantes (INE 2023).

A vila estende-se pela encosta de uma colina. O clima é marcadamente mediterrânico e destaca-se a presença no concelho de recursos hídricos relevantes como as Termas de Monte da Pedra.

A ocupação do território remonta aos cartagineses e romanos. Na vila esteve instalada a partir de 1340 a sede da Ordem do Hospital, ou Ordem de Malta, ficando o território conhecido como Priorado de Crato. Do seu património histórico destaca-se o Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa e a Igreja Matriz de Crato.

Em termos económicos, a agricultura tem ainda importância predominando os cultivos de cereais para grão, os prados temporários e as culturas forrageiras, a vinha, o pousio, o olival, os prados e as pastagens permanentes. A pecuária destaca-se pela criação de aves, ovinos e bovinos.

No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985 e estudados em maior pormenor nesta plataforma, destacam-se na sede do concelho o Mercado Municipal e o Quartel dos Bombeiros Voluntários. Nas freguesias, o destaque incide sobre o Bairro de Santo António na Aldeia da Mata.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Equipamiento de la comunidad

Edificios y Conjuntos 10

Ubicación

Ubicación
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)

Análisis

Notas Adicionales

O Anteplano Geral de Urbanização de Crato (1955) é da autoria do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, com a colaboração do arquiteto José Pedro Martins Barata. Para a mesma localidade, Teotónio Pereira terá ainda projetado – entre 1953 e 1959 e em colaboração com os arquitetos António Pinto de Freitas e Pedro Vieira de Almeida – um mercado, encomenda da Câmara Municipal de Crato (Arquitectura e Cidadania: Atelier Nuno Teotónio Pereira, pp. 262-263).

Documentación

Registros y Lecturas 2
Sugerencias y Enlaces

Recursos

Imagen

Esta comunidade foi estudada por Tiago Candeias entre 2023 e 2024. O mesmo investigador redigiu a informação constante desta página em novembro de 2024. O levantamento fotográfico das obras foi feito por Ricardo Costa Agarez em fevereiro de 2025.

Para citar este trabajo:

Tiago Candeias para Arquitectura Aqui (2025) Crato. Accedido en 06/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/19094/crato

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).