Cáceres
Cáceres é uma cidade e município espanhol, capital da província de Cáceres, na Comunidade Autónoma da Extremadura. O município ocupa 1750,23 km2 (sendo o mais extenso de Espanha) e inclui também as pedanías de Estación Arroyo-Malpartida, Rincón de Ballesteros y Valdesalor. Geograficamente, integra uma zona de terrenos de baixos relevos.
Cáceres foi declarada Cidade Património Mundial pela Unesco em 1986 por integrar um dos conjuntos urbanos da Idade Média e Renascimento mais completos do mundo.
A cidade possui uma população de 95.456 habitantes (dados do INE, 2022). Registou uma acelerada evolução demográfica acelerada na primeira metade do século XX, e o crescimento manteve-se positivo nas décadas seguintes, integrando a população das zonas rurais da província. O primeiro Plano Geral de Desenvolvimento Urbano data de 1961.
A necessidade de habitação foi constante ao longo do século XX, tendo-se tornado dramática para as classes mais desfavorecidas no período pós-guerra civil. O crescimento da população nos anos 60 levou também ao aumento da construção. As leis de habitação social promulgadas pela administração central procuraram estimular a iniciativa privada, destacando-se o bairro Llopis Ivorra; entidades como a Obra Sindical del Hogar promoveram os bairros do Grupo José Antonio, Grupo 18 de Julio e Grupo Onesimo Redondo. O bairro Espíritu Santo foi edificado em regime de auto-construção e Las Trescientas foi criado para erradicar os bairros de lata.
O investimento na educação para a formação de trabalhadores é notório através da construção de edifícios para o ensino profissional, como a Escuela Elemental de Trabajo y Capataces Agrícolas e a Escuela Sindical de Formación Profesional y Artesana. Mais tarde, desenvolveram-se outros graus de ensino, com o Instituto El Brocense ou o Norba Caesarina. Destaca-se também o investimento na Universidad Laboral. A iniciativa religiosa privada promoveu a construção de colégios como o Santa Cecília e o Sagrado Corazón de Jesus. A assistência social a menores levou à construção de edifícios como o Julián Murillo, o atual Colegio de Educación Infantil y Primaria Dulce Chacón e o outrora Colegio Menor Donoso Cortés.
Cáceres é o principal centro comercial e administrativo da província, dependendo a economia sobretudo do sector terciário. Reúne delegações de ministérios e serviços estatais em novos edifícios, como o Edificio Sindical, a Dirección Provincial de Cáceres de la Tesorería General de la Seguridad Social ou o Edificio de Servicios Múltiples.
A maioria dos edifícios estudados pela iniciativa Arquitectura Aqui mantêm-se em uso, tendo alguns sofrido reconversão de funções.
Equipamento da comunidade
Localização
Documentação
A informação desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal em 2024, a partir de diferentes fontes documentais e bibliográficas.
O estudo desta comunidade beneficiou do importante e generoso contributo de Fernando Jiménez Berrocal, Carlos Sánchez Franco, Jorge Civantos e outras pessoas que permanecem anónimas, a quem estamos muito agradecidos. Também se beneficiou do importante trabalho realizado por Antonio-José Campesino, publicado na sua tese Estructura y Paisaje Urbano de Cáceres.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Cáceres. Acedido em 17/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/2286/caceres