Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Cáceres

Cáceres é uma cidade e município espanhol, capital da província de Cáceres, na Comunidade Autónoma da Extremadura. O município ocupa 1750,23 km2 (sendo o mais extenso de Espanha) e inclui também as pedanías de Estación Arroyo-Malpartida, Rincón de Ballesteros y Valdesalor. Geograficamente, integra uma zona de terrenos de baixos relevos.

Cáceres foi declarada Cidade Património Mundial pela Unesco em 1986 por integrar um dos conjuntos urbanos da Idade Média e Renascimento mais completos do mundo.

A cidade possui uma população de 95.456 habitantes (dados do INE, 2022). Registou uma acelerada evolução demográfica acelerada na primeira metade do século XX, e o crescimento manteve-se positivo nas décadas seguintes, integrando a população das zonas rurais da província. O primeiro Plano Geral de Desenvolvimento Urbano data de 1961.

A necessidade de habitação foi constante ao longo do século XX, tendo-se tornado dramática para as classes mais desfavorecidas no período pós-guerra civil. O crescimento da população nos anos 60 levou também ao aumento da construção. As leis de habitação social promulgadas pela administração central procuraram estimular a iniciativa privada, destacando-se o bairro Llopis Ivorra; entidades como a Obra Sindical del Hogar promoveram os bairros do Grupo José Antonio, Grupo 18 de Julio e Grupo Onesimo Redondo. O bairro Espíritu Santo foi edificado em regime de auto-construção e Las Trescientas foi criado para erradicar os bairros de lata.

O investimento na educação para a formação de trabalhadores é notório através da construção de edifícios para o ensino profissional, como a Escuela Elemental de Trabajo y Capataces Agrícolas e a Escuela Sindical de Formación Profesional y Artesana. Mais tarde, desenvolveram-se outros graus de ensino, com o Instituto El Brocense ou o Norba Caesarina. Destaca-se também o investimento na Universidad Laboral. A iniciativa religiosa privada promoveu a construção de colégios como o Santa Cecília e o Sagrado Corazón de Jesus. A assistência social a menores levou à construção de edifícios como o Julián Murillo, o atual Colegio de Educación Infantil y Primaria Dulce Chacón e o outrora Colegio Menor Donoso Cortés.

Cáceres é o principal centro comercial e administrativo da província, dependendo a economia sobretudo do sector terciário. Reúne delegações de ministérios e serviços estatais em novos edifícios, como o Edificio Sindical, a Dirección Provincial de Cáceres de la Tesorería General de la Seguridad Social ou o Edificio de Servicios Múltiples.

A maioria dos edifícios estudados pela iniciativa Arquitectura Aqui mantêm-se em uso, tendo alguns sofrido reconversão de funções.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 52

Location

Country
SpainPlace
Location

Documentation

Records & Readings 4

A informação desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal em 2024, a partir de diferentes fontes documentais e bibliográficas.

O estudo desta comunidade beneficiou do importante e generoso contributo de Fernando Jiménez Berrocal, Carlos Sánchez Franco, Jorge Civantos e outras pessoas que permanecem anónimas, a quem estamos muito agradecidos. Também se beneficiou do importante trabalho realizado por Antonio-José Campesino, publicado na sua tese Estructura y Paisaje Urbano de Cáceres.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Cáceres. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/2286/caceres

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).