Testemunho anónimo-02, Arganil
Identificação
Conteúdo
Conversa anónima com uma senhora idosa, moradora de Arganil. Conversa com a investigadora Ivonne Herrera Pineda em maio de 2023 numa loja de Arganil.
Teatro Alves Coelho
"É uma pena porque era importante, sobretudo para os mais velhos. Agora há a Cerâmica" (um sítio onde se realizam eventos culturais).
“A Cerâmica é boa para os jovens, mas não para os idosos”. Para ela é difícil ir a pé para a Cerâmica, devido às doenças relacionadas com a idade. Referindo-se ao teatro, diz: "aqui posso ir sem qualquer problema" (é perto e a estrada é plana).
Uma amiga dela já não vive cá, mas vivia em Arganil e era artista. Ela poderia falar mais sobre o teatro. Cantava muito bem e também fazia teatro "para ganhar a vida".
Ela sorri quando falamos das atividades culturais do teatro. Ela diz "sim, faziam muitas coisinhas". Havia também cinema e passavam filmes.
“É uma pena que o teatro tenha fechado. Porque têm de o reconstruir, mas é muito caro. E como as coisas são assim... Não há dinheiro para essas coisas. Mas era importante”.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em maio de 2023.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Testemunho anónimo-02, Arganil. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/35824/testemunho-anonimo-02-arganil