Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Testemunho anónimo-02, Arganil

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Título
Testemunho anónimo-02, Arganil
Relacionado a
Teatro Alves Coelho, ArganilEdificio o Conjunto

Contenido

Registro de la Observación o Conversación

Conversa anónima com uma senhora idosa, moradora de Arganil. Conversa com a investigadora Ivonne Herrera Pineda em maio de 2023 numa loja de Arganil.

Teatro Alves Coelho

"É uma pena porque era importante, sobretudo para os mais velhos. Agora há a Cerâmica" (um sítio onde se realizam eventos culturais).

“A Cerâmica é boa para os jovens, mas não para os idosos”. Para ela é difícil ir a pé para a Cerâmica, devido às doenças relacionadas com a idade. Referindo-se ao teatro, diz: "aqui posso ir sem qualquer problema" (é perto e a estrada é plana).

Uma amiga dela já não vive cá, mas vivia em Arganil e era artista. Ela poderia falar mais sobre o teatro. Cantava muito bem e também fazia teatro "para ganhar a vida".

Ela sorri quando falamos das atividades culturais do teatro. Ela diz "sim, faziam muitas coisinhas". Havia também cinema e passavam filmes.

“É uma pena que o teatro tenha fechado. Porque têm de o reconstruir, mas é muito caro. E como as coisas são assim... Não há dinheiro para essas coisas. Mas era importante”.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em maio de 2023.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Testemunho anónimo-02, Arganil. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/35824/testemunho-anonimo-02-arganil

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).