Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Grémio da Lavoura de Avis

Projeto de Arquitetura para a construção do Grémio da Lavoura de Avis. 

Volume único com peças escritas (memória descritiva, orçamento e medições) e peças desenhadas (plantas, alçados e cortes).

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Grémio da Lavoura de Avis
Anos Início-Fim
1964-1965
Localização Referida
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Referência Inicial
Processo N.º 12.407 (Melhoramento Agrícola)
Outras Referências
Processo N.º 1648 (Cota de arquivo)
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1964.08
Última Data Registada no Processo
1965.02
Descritores
Promotor
Entidade Requerente / Beneficiária
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Armindo Barros ArquitetoPessoa
Fernando Jorge Fraga da Silva Técnico de EngenhariaPessoa
Intervenção / Apreciação
José Veludo DesenhadorPessoa
Síntese de Leitura

s.d.Memória Descritiva do projeto das instalações agropecuárias do Grémio da Lavoura de Avis, a edificar em terreno próprio. O autor apela ao apoio do Estado para a realização da obra, atendendo às possibilidades financeiras do Grémio, “cuja utilidade parece indiscutível e de cujo funcionamento viriam a beneficiar, todos os seus associados”. Referem que procurou dar-se “um aspeto simples e funcional e dentro das soluções mais económicas”, dividindo o programa em: conjunto agropecuário e edifício da sede 

O conjunto agropecuário, de piso único, destina-se aos edifícios diretamente relacionados com a lavoura e aproveitamento dos produtos, e de utilização completar: armazém de lãs; telheiro para veículos e alfaias agrícolas; armazém de sementes; edifício para recolha, controlo e entrega do leite; palheiro; estábulo bovino e cavalar; casa para tratador; espaço para rações; nitreira; sanitários; instalações para tratamento da bolota; cada para guarda.  

O edifício da sede, com dois pisos, conta no rés-do-chão com serviços de expediente, contabilidade, gerência, Caixa de Crédito Agrícola, secção de fornecimentos, armazém, sanitários e vestíbulo. No piso superior terão lugar as salas para sessões, laboratório, contencioso, dactilógrafos, biblioteca, gabinete do presidente, gabinete do inspetor e sanitários.  

São descritas, de forma detalhada, as características dos edifícios enumerados, tanto do conjunto agropecuário, como do edifício da sede, ao nível das dimensões e dos materiais e soluções construtivas utilizados. 

1964.08 - Data das peças desenhadas do projeto de construção das instalações do Grémio da Lavoura de Avis (plantas, alçados e cortes). 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Grémio da Lavoura de Avis. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/18945/gremio-da-lavoura-de-avis

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).