Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Grémio da Lavoura de Avis

Projeto de Arquitetura para a construção do Grémio da Lavoura de Avis. 

Volume único com peças escritas (memória descritiva, orçamento e medições) e peças desenhadas (plantas, alçados e cortes).

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Start-End Years
1964-1965
Location Mentioned
PortalegreFormer Distrito (PT)
Initial Reference
Processo n.º 12.407 [JCI]
Other References
Processo n.º 1648 (Cota de arquivo)
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1964.08
Last Date Recorded in File
1965.02
Promoter
Requester / Benefiter
Architectural Design
Armindo Barros ArquitetoPerson
Fernando Jorge Fraga da Silva Técnico de EngenhariaPerson
Intervention / Assessment
José Veludo DesenhadorPerson
Reading Note

s.d.Memória Descritiva do projeto das instalações agropecuárias do Grémio da Lavoura de Avis, a edificar em terreno próprio. O autor apela ao apoio do Estado para a realização da obra, atendendo às possibilidades financeiras do Grémio, “cuja utilidade parece indiscutível e de cujo funcionamento viriam a beneficiar, todos os seus associados”. Referem que procurou dar-se “um aspeto simples e funcional e dentro das soluções mais económicas”, dividindo o programa em: conjunto agropecuário e edifício da sede 

O conjunto agropecuário, de piso único, destina-se aos edifícios diretamente relacionados com a lavoura e aproveitamento dos produtos, e de utilização completar: armazém de lãs; telheiro para veículos e alfaias agrícolas; armazém de sementes; edifício para recolha, controlo e entrega do leite; palheiro; estábulo bovino e cavalar; casa para tratador; espaço para rações; nitreira; sanitários; instalações para tratamento da bolota; cada para guarda.  

O edifício da sede, com dois pisos, conta no rés-do-chão com serviços de expediente, contabilidade, gerência, Caixa de Crédito Agrícola, secção de fornecimentos, armazém, sanitários e vestíbulo. No piso superior terão lugar as salas para sessões, laboratório, contencioso, dactilógrafos, biblioteca, gabinete do presidente, gabinete do inspetor e sanitários.  

São descritas, de forma detalhada, as características dos edifícios enumerados, tanto do conjunto agropecuário, como do edifício da sede, ao nível das dimensões e dos materiais e soluções construtivas utilizados. 

1964.08 - Data das peças desenhadas do projeto de construção das instalações do Grémio da Lavoura de Avis (plantas, alçados e cortes). 

To quote this work:

Tiago Candeias for Arquitectura Aqui (2025) Grémio da Lavoura de Avis. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/18945/gremio-da-lavoura-de-avis

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).