Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Grémio da Lavoura de Avis

Projeto de Arquitetura para a construção do Grémio da Lavoura de Avis. 

Volume único com peças escritas (memória descritiva, orçamento e medições) e peças desenhadas (plantas, alçados e cortes).

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Tipo de Expediente
Proyecto de ArquitecturaTipo de Expediente
Años Inicio-Final
1964-1965
Ubicación Referida
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Signatura Inicial
Processo n.º 12.407 [JCI]
Otras Signaturas
Processo n.º 1648 (Cota de arquivo)
Produtor del Expediente

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1964.08
Última Fecha Registrada Expediente
1965.02
Descriptores
Promotor
Entidad Peticionaria / Beneficiaria
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
Armindo Barros ArquitetoPersona
Fernando Jorge Fraga da Silva Técnico de EngenhariaPersona
Intervención / Apreciación
José Veludo DesenhadorPersona
Síntesis de Lectura

s.d.Memória Descritiva do projeto das instalações agropecuárias do Grémio da Lavoura de Avis, a edificar em terreno próprio. O autor apela ao apoio do Estado para a realização da obra, atendendo às possibilidades financeiras do Grémio, “cuja utilidade parece indiscutível e de cujo funcionamento viriam a beneficiar, todos os seus associados”. Referem que procurou dar-se “um aspeto simples e funcional e dentro das soluções mais económicas”, dividindo o programa em: conjunto agropecuário e edifício da sede 

O conjunto agropecuário, de piso único, destina-se aos edifícios diretamente relacionados com a lavoura e aproveitamento dos produtos, e de utilização completar: armazém de lãs; telheiro para veículos e alfaias agrícolas; armazém de sementes; edifício para recolha, controlo e entrega do leite; palheiro; estábulo bovino e cavalar; casa para tratador; espaço para rações; nitreira; sanitários; instalações para tratamento da bolota; cada para guarda.  

O edifício da sede, com dois pisos, conta no rés-do-chão com serviços de expediente, contabilidade, gerência, Caixa de Crédito Agrícola, secção de fornecimentos, armazém, sanitários e vestíbulo. No piso superior terão lugar as salas para sessões, laboratório, contencioso, dactilógrafos, biblioteca, gabinete do presidente, gabinete do inspetor e sanitários.  

São descritas, de forma detalhada, as características dos edifícios enumerados, tanto do conjunto agropecuário, como do edifício da sede, ao nível das dimensões e dos materiais e soluções construtivas utilizados. 

1964.08 - Data das peças desenhadas do projeto de construção das instalações do Grémio da Lavoura de Avis (plantas, alçados e cortes). 

Para citar este trabajo:

Tiago Candeias para Arquitectura Aqui (2025) Grémio da Lavoura de Avis. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/18945/gremio-da-lavoura-de-avis

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).